Grupo I (50 pontos) - LEITURA/EDUCAÇÃO LITERÁRIA
Compreensão de um texto escrito:
Texto A (Questões de resposta fechada - escolha múltipla)
- Compreender um texto não literário: Texto informativo; Roteiro; Reportagem;
Texto expositivo; Comentário; texto de opinião; entrevista; Crítica.
Texto B (Questões de resposta aberta)
- Compreender uma cena da obra vicentina Auto da Barca do Inferno;
- Conhecer os objetivos da obra Auto da Barca do Inferno e a
intenção crítica do autor à sociedade;
- Conhecer as categorias do texto dramático;
- Identificar os tipos de cómico;
- Identificar recursos estilísticos;
Grupo II (20 pontos) - GRAMÁTICA
- Identificar as classes e subclasses de palavras - classes abertas de
palavras: nome, adjetivo, verbo, advérbio e interjeição / classes fechadas de
palavras: pronome, determinante, quantificador, preposição, conjunção e
locuções conjuncionais (coordenativas e subordinativas);
- Classificar palavras, quanto à flexão - género, número e grau; tempo, modo,
pessoa e número;
- Classificar sintaticamente frases - funções ao nível da frase (Sujeito,
Predicado, Vocativo, Modificador (de Frase); funções internas ao grupo
verbal (Complementos Direto, Indireto e Oblíquo; Modificador (do (Grupo
Verbal), Predicativo do Sujeito, Predicativo do Complemento Direto e
Complemento Agente da Passiva); Funções Internas ao Grupo Nominal: Modificador
do Nome Restritivo/Apositivo
- Identificar os constituintes de frase (grupos);
- Identificar os processos fonológicos de evolução da língua;
- Classificar sintaticamente os pronomes pessoais átonos;
- Dividir e classificar orações (coordenação e subordinação)
Grupo III (30 pontos) - ESCRITA
Sem comentários:
Enviar um comentário