"A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar." Fernando Pessoa
segunda-feira, 2 de novembro de 2015
OBJETIVOS PARA O TESTE - 9º ANO
LEITURA / EDUCAÇÃO LITERÁRIA - 50 pontos
Texto A -Crónica (Questões de resposta fechada - escolha múltipla)
- Compreender a crónica apresentada;
Texto B (Questões de resposta aberta)
- Compreender uma crónica;
- Conhecer as características da crónica;
- Identificar alguns recursos estilísticos (figuras de estilo): metáfora, personificação, comparação, enumeração, antítese.
GRAMÁTICA - 20 pontos
- Identificar as classes e subclasses de palavras - classes abertas de palavras: nome, adjetivo, verbo, advérbio e interjeição / classes fechadas de palavras: pronome, determinante, quantificador, preposição, conjunção e locuções conjuncionais (coordenativas e subordinativas);
- Classificar palavras, quanto à flexão - género, número e grau; tempo, modo, pessoa e número;
- Classificar sintaticamente constituintes de frases - funções ao nível da frase; funções internas ao grupo verbal e Grupo nominal;
- Identificar os constituintes de frase (grupos);
- Identificar os processos fonológicos da evolução da língua.
ESCRITA - 30 pontos
Duração da prova 90 minutos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário