"A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar." Fernando Pessoa
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
Objetivos para o Teste 9º ano - dez. 2015
Grupo I (50 pontos)
Texto A (Questões de resposta fechada - escolha múltipla)
- Compreender um texto não literário: Texto informativo; Roteiro; Reportagem; Texto expositivo; Comentário; texto de opinião; entrevista; Crítica.
Texto B (Questões de resposta aberta)
- Compreender uma cena da obra vicentina Auto da Barca do Inferno;
- Conhecer os objetivos da obra Auto da Barca do Inferno e a intenção crítica do autor à sociedade;
- Conhecer as categorias do texto dramático;
- Identificar os tipos de cómico;
- Identificar recursos estilísticos;
Grupo II (20 pontos)
Conhecimento Explícito da Língua: - Identificar as classes e subclasses de palavras - classes abertas de palavras: nome, adjetivo, verbo, advérbio e interjeição / classes fechadas de palavras:
pronome, determinante, quantificador, preposição, conjunção e locuções conjuncionais (coordenativas e subordinativas);
- Classificar palavras, quanto à flexão - género, número e grau; tempo, modo, pessoa e número;
- Classificar sintaticamente frases - funções ao nível da frase (Sujeito, Predicado, Vocativo, Modificador de Frase); funções internas ao grupo verbal
(Complementos Direto, Indireto e Oblíquo; Modificador (do Grupo Verbal, Grupo Nominal e Frase), Predicativo do Sujeito, Predicativo do Complemento Direto e Complemento Agente da Passiva);
- Identificar os constituintes de frase (grupos);
- Identificar os processos fonológicos de evolução da língua;
- Classificar sintaticamente os pronomes pessoais átonos;
- Dividir e classificar orações (coordenação e subordinação)
Grupo III (30 pontos)
Expressão Escrita
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário