sexta-feira, 15 de abril de 2016

OBJETIVOS PARA TESTE 9º ANO - ABRIL 2016

Grupo I (20 pontos) - LEITURA
(Questões de resposta fechada - escolha múltipla)
- Compreender um texto não literário: Texto informativo; Roteiro; Reportagem; Texto expositivo; Comentário; texto de opinião; entrevista; Crítica.

Grupo II (30 pontos) - EDUCAÇÃO LITERÁRIA
Texto A (Questões de resposta aberta)
- Compreender texto narrativo ou dramático;
- Conhecer as categorias da narrativa e do texto dramático;
- Identificar recursos expressivos;

TEXTO B
- Identificar um episódio de Os Lusíadas, de Luís de Camões;
- Conhecer a estrutura interna e externa da epopeia camoniana;
- Identificar os Planos Narrativos.
- Identificar recursos expressivos;

 Grupo III (20 pontos) - GRAMÁTICA

Conhecimento Explícito da Língua: - Identificar as classes e subclasses de palavras - classes abertas de palavras: nome, adjetivo, verbo, advérbio e interjeição / classes fechadas de palavras:
pronome, determinante, quantificador, preposição, conjunção e locuções conjuncionais (coordenativas e subordinativas);
- Classificar palavras, quanto à flexão - género, número e grau; tempo, modo, pessoa e número;
- Classificar sintaticamente frases - funções ao nível da frase (Sujeito, Predicado, Vocativo, Modificador de Frase); funções internas ao grupo verbal
(Complementos Direto, Indireto e Oblíquo; Modificador (do Grupo Verbal, Grupo Nominal e Frase), Predicativo do Sujeito, Predicativo do Complemento Direto e Complemento Agente da Passiva);
- Identificar os constituintes de frase (grupos);
- Classificar sintaticamente os pronomes pessoais átonos;
- Substituir constituintes pelo pronome pessoal correspondente;
- Dividir e classificar orações (coordenação e subordinação);
- Identificar o campo semântico e lexical de palavras;
- Identificar o processo de formação de palavras.
- Identificar as relações semânticas entre palavras: hierarquia e parte-todo.

 Grupo III (30 pontos)
ESCRITA

1 comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.