segunda-feira, 2 de março de 2015

Objetivos para o teste - Março 2015

Grupo I (50 pontos)
Texto A (Questões de resposta fechada - escolha múltipla)
- Compreender um texto não literário: Texto informativo; Roteiro; Reportagem; Texto expositivo; Comentário; texto de opinião; entrevista; Crítica.

Texto B (Questões de resposta aberta)
- Compreender um texto narrativo;
- Conhecer as categorias da narrativa;
- Identificar recursos estilísticos;

Grupo II (20 pontos)

Conhecimento Explícito da Língua: - Identificar as classes e subclasses de palavras - classes abertas de palavras: nome, adjetivo, verbo, advérbio e interjeição / classes fechadas de palavras:
pronome, determinante, quantificador, preposição, conjunção e locuções conjuncionais (coordenativas e subordinativas);
- Classificar palavras, quanto à flexão - género, número e grau; tempo, modo, pessoa e número;
- Classificar sintaticamente frases - funções ao nível da frase (Sujeito, Predicado, Vocativo, Modificador de Frase); funções internas ao grupo verbal
(Complementos Direto, Indireto e Oblíquo; Modificador, Predicativo do Sujeito e Complemento Agente da Passiva);
- Identificar os constituintes de frase (grupos);
- Identificar a relação entre palavras: Hiponímia/Hiperonímia; Holonímia/Meronímia;
- Classificar sintaticamente os pronomes pessoais átonos;
- Dividir e classificar orações (coordenação e subordinação)

Grupo III (30 pontos)
Expressão Escrita: tipologias textuais estudadas nas aulas.

Sem comentários: