Grupo I (50 pontos)
Texto A (Questões de resposta fechada - Verdadeiro/Falso; escolha múltipla)
- Compreender um texto informativo;
Texto B (Questões de resposta aberta)
- Compreender um texto narrativo: diário, memórias, conto popular;
- Conhecer as características do texto apresentado;
- Conhecer as categorias da narrativa;
- Identificar recursos expressivos;
Grupo II (20 pontos)
Conhecimento Explícito da Língua:
- Identificar as classes e subclasses de palavras - classes abertas de palavras: nome, adjetivo, verbo, advérbio e interjeição / classes fechadas de palavras: pronome, determinante, quantificador, preposição, conjunção;
- Classificar palavras, quanto à flexão - género, número e grau; tempo, modo, pessoa e número;
Grupo II (20 pontos)
Conhecimento Explícito da Língua:
- Identificar as classes e subclasses de palavras - classes abertas de palavras: nome, adjetivo, verbo, advérbio e interjeição / classes fechadas de palavras: pronome, determinante, quantificador, preposição, conjunção;
- Classificar palavras, quanto à flexão - género, número e grau; tempo, modo, pessoa e número;
- Classificar sintacticamente frases;
- Identificar as relações gráficas e fonéticas entre palavras;
- Identificar as relações gráficas e fonéticas entre palavras;
- Classificar os sons (vogal, semivogal, ditongo, hiato)
- Distinguir frases simples/complexa e transformar frases simples em complexas;
- Distinguir frases simples/complexa e transformar frases simples em complexas;
- Dividir e classificar orações coordenadas (somente para o 7ºH)
- Pontuar textos e justificar a utilização de sinais auxiliares de escrita;
Grupo III (30 pontos)
Expressão escrita (realizada na aula de 45 minutos - obrigatória a apresentação da planificação do texto)
Expressão escrita (realizada na aula de 45 minutos - obrigatória a apresentação da planificação do texto)
Nota: Os Grupos I e II - duração - 70 minutos
Sem comentários:
Enviar um comentário