quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Matriz do teste 8º ano - nov. 2020

Grupo I

Compreensão de um texto escrito:

Texto 1 (Questões de resposta fechada - Verdadeiro/Falso; escolha múltipla)
- Compreender um texto não literário;

Texto 2 (Questões de resposta aberta)
- Compreender um texto literário (Texto narrativo):
- Conhecer as categorias, o vocabulário e as características do texto narrativo;
- Identificar recursos expressivos;

Grupo II (20 pontos) - GRAMÁTICA

- Identificar as classes e subclasses de palavras - classes abertas de palavras: nome, adjetivo, verbo/ classes fechadas de palavras: pronome, determinante, quantificador, preposição, conjunção, advérbio;
- Classificar palavras, quanto à flexão - género, número e grau; tempo, modo, pessoa e número;
- Identificar os constituintes da frase (grupos: nominal, verbal, preposicional, adverbial e adjetival);
- Classificar, sintaticamente, os constituintes da frase: funções ao nível da frase; internas ao GV; 
- Classificar as palavras quanto à posição da sílaba tónica;

Grupo III (30 pontos)

Expressão escrita

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Matriz módulo IV dez. 2019





Grupo I (50 pontos)

Excerto de um capítulo da obra Sermão de Santo António (aos Peixes) do Padre António Vieira (itens de resposta aberta e/ou fechada)
- Compreender o excerto apresentado;
- Conhecer a estrutura e as características do texto;

- Conhecer a contextualização política, social e literária da época de Vieira;

- Identificar recursos expressivos.

 

Grupo II (50 pontos)

Excerto da obra Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett (itens de resposta aberta e/ou fechada)
- Compreender o texto apresentado;
- Conhecer a estrutura e as características do texto;

- Conhecer a contextualização política, social e literária da época;
- Identificar recursos expressivos.


Grupo III (50 pontos)

Gramática:
- Identificar as classes e subclasses de palavras - classes abertas de palavras: nome, adjetivo, verbo, advérbio e interjeição / classes fechadas de palavras: pronome, determinante, quantificador, preposição, conjunção e locuções conjuncionais (coordenativas e subordinativas);
- Classificar palavras, quanto à flexão - género, número e grau; tempo, modo, pessoa e número;
- Classificar sintaticamente constituintes de frases - funções ao nível da frase; funções internas ao grupo verbal e Grupo nominal;
- Substituir constituintes de frase por pronomes;
- Identificar e classificar deíticos;

- Dividir e classificar orações;

- Identificar processos morfológicos de formação de palavras;

Grupo IV (50 pontos)
Expressão Escrita

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Matriz - Módulo I - dez. 2019



Grupo I (50 pontos)
 EDUCAÇÃO LITERÁRIA (itens de resposta aberta e/ou fechada)
 Poesia Trovadoresca / Crónica D. João I, Fernão Lopes
- Compreender o(s) poema(s) /texto apresentado(s);
- Conhecer as características do texto;
- Conhecer a estrutura e as características do texto;
- Conhecer a contextualização política, social e literária da época;
- Identificar recursos expressivos.

 Grupo II (50 pontos) (itens de resposta aberta e/ou fechada)
- Compreender o texto apresentado;

 Grupo III (50 pontos) Gramática:
- Identificar as classes e subclasses de palavras
- classes abertas de palavras: nome, adjetivo, verbo, advérbio e interjeição / classes fechadas de palavras: pronome, determinante, quantificador, preposição, conjunção e locuções conjuncionais (coordenativas e subordinativas);
- Classificar palavras, quanto à flexão
- género, número e grau; tempo, modo, pessoa e número;
- Classificar sintaticamente constituintes de frases
- funções ao nível da frase; funções internas ao grupo verbal e Grupo nominal;
- Identificar os processos de formação de palavras;
- Identificar os processos fonológicos de evolução da língua portuguesa;
- Distinguir palavras convergentes e divergentes.
 Grupo IV (50 pontos)
Expressão Escrita

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Matriz da Prova Módulo 8 - janeiro 2019

Grupo I (50 pontos)

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

 (itens de resposta aberta e/ou fechada)
Fernando Pessoa Mensagem
- Compreender o(s) poema(s) apresentado(s);
- Conhecer a estrutura, linguagem, estilo e as características da obra;
- Conhecer a contextualização política, social e literária da época;
- Identificar recursos expressivos.


Grupo II (50 pontos)

 (itens de resposta aberta e/ou fechada)
- Compreender o texto apresentado;


Grupo III (50 pontos)

Gramática:
- Identificar as classes e subclasses de palavras - classes abertas de palavras: nome, adjetivo, verbo, advérbio e interjeição / classes fechadas de palavras: pronome, determinante, quantificador, preposição, conjunção e locuções conjuncionais (coordenativas e subordinativas);
- Classificar palavras, quanto à flexão - género, número e grau; tempo, modo, pessoa e número;
- Classificar sintaticamente constituintes de frases - funções ao nível da frase; funções internas ao grupo verbal e Grupo nominal;
- Identificar os tipos de coesão e coerência textuais;
- Identificar os valores aspetuais e modais de frases;


Grupo IV (50 pontos)
Expressão Escrita


Duração da prova 90 minutos

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Matriz- Teste Módulo 1 - dez. 2018






















Grupo I (50 pontos)

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

 (itens de resposta aberta e/ou fechada)

Poesia Trovadoresca / Crónica D. João I, Fernão Lopes
- Compreender o(s) poema(s) /texto apresentado(s);

- Conhecer as características do texto;
- Conhecer a estrutura e as características do texto;
- Conhecer a contextualização política, social e literária da época;
- Identificar recursos expressivos.


Grupo II (50 pontos)

 (itens de resposta aberta e/ou fechada)
- Compreender o texto apresentado;


Grupo III (50 pontos)

Gramática:
- Identificar as classes e subclasses de palavras - classes abertas de palavras: nome, adjetivo, verbo, advérbio e interjeição / classes fechadas de palavras: pronome, determinante, quantificador, preposição, conjunção e locuções conjuncionais (coordenativas e subordinativas);
- Classificar palavras, quanto à flexão - género, número e grau; tempo, modo, pessoa e número;
- Classificar sintaticamente constituintes de frases - funções ao nível da frase; funções internas ao grupo verbal e Grupo nominal;
- Identificar os processos de formação de palavras;
- Identificar os processos fonológicos de evolução da língua portuguesa;

- Distinguir palavras convergentes e divergentes.


Grupo IV (50 pontos)
Expressão Escrita


Duração da prova 90 minutos

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Matriz Prova Módulo 7 - novembro 2018

Grupo I (50 pontos)

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

 (itens de resposta aberta e/ou fechada)
Fernando Pessoa Ortónimo/Heterónimos de Fernando Pessoa
- Compreender o(s) poema(s) apresentado(s);
- Conhecer a estrutura e as características do texto;

- Conhecer a contextualização política, social e literária da época de F. Pessoa;

- Identificar recursos expressivos.


Grupo II (50 pontos)

 (itens de resposta aberta e/ou fechada)
- Compreender o texto apresentado;


Grupo III (50 pontos)

Gramática:
- Identificar as classes e subclasses de palavras - classes abertas de palavras: nome, adjetivo, verbo, advérbio e interjeição / classes fechadas de palavras: pronome, determinante, quantificador, preposição, conjunção e locuções conjuncionais (coordenativas e subordinativas);
- Classificar palavras, quanto à flexão - género, número e grau; tempo, modo, pessoa e número;
- Classificar sintaticamente constituintes de frases - funções ao nível da frase; funções internas ao grupo verbal e Grupo nominal;
- Identificar os tipos de coesão e coerência textuais;
- Identificar os valores aspetuais e modais de frases;


Grupo IV (50 pontos)
Expressão Escrita


Duração da prova 90 minutos