domingo, 24 de janeiro de 2016

Matriz da Prova Intermédia de Português - 9º ano


PROVA INTERMÉDIA

9º ano

27 de Janeiro de 2016 - 15h10
 

I. OBJETO DE AVALIAÇÃO

Leitura / Educação literária:

·         Textos informativos / narrativos

·         "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente

Gramática:

·         Variação histórica da língua: neologismos e arcaísmos

·         Processos fonológicos: inserção, supressão, alteração de segmentos

·         Processos morfológicos de formação de palavras

·         Funções sintáticas

·         Coordenação e subordinação

 
Escrita:

·         Texto de opinião (expositivo/argumentativo).

 
II. CARACTERIZAÇÃO DA PROVA

No Grupo I, avalia-se a aprendizagem nos domínios da Leitura e da Educação Literária. Este grupo inclui três partes (A, B e C). As partes A e B integram itens de seleção e itens de construção e têm como suporte textos de caráter informativo ou narrativo. A parte C integra um item de resposta extensa e tem como suporte um excerto do "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente. Cotação: 50 pontos.

No Grupo II, avalia-se a aprendizagem no domínio da Gramática, através de itens de seleção e de itens de construção. Cotação: 20 pontos.

O Grupo III, que permite avaliar a aprendizagem no domínio da Escrita, é constituído por um item de resposta extensa. A tipologia textual exigida será o texto expositivo e/ou argumentativo. Este item apresenta orientações no que respeita à tipologia textual, ao tema e à extensão (de 180 a 240 palavras). Cotação: 30 pontos.

III. CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

A classificação a atribuir a cada resposta é expressa por um número inteiro.

As respostas ilegíveis são classificadas com zero pontos.

Em caso de omissão ou de engano na identificação de uma resposta, esta pode ser classificada se for possível identificar inequivocamente o item a que diz respeito.

Itens de seleção:

Nos itens de escolha múltipla, a cotação do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a opção correta. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Nos itens de ordenação, a cotação do item só é atribuída às respostas em que a sequência esteja integralmente correta e completa. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Nos itens de associação e nos de completamento, são atribuídas pontuações às respostas totais ou parcialmente corretas, de acordo com critérios específicos.

Itens de construção:

Nos itens de resposta curta, são atribuídas pontuações às respostas total ou parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos. Se a resposta ao item contiver dados que revelem contradição em relação aos elementos considerados corretos, ou se apresentar dados cuja irrelevância impossibilite a identificação objetiva dos elementos solicitados, é atribuída a classificação de zero pontos.

Nos itens de resposta restrita, os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação. A cotação dos itens de resposta restrita é distribuída pelos parâmetros seguintes: aspetos de conteúdo (C) e aspetos de organização e correção da expressão escrita (F). O peso percentual do parâmetro (F) é, aproximadamente, 40% da cotação total atribuída ao item.

O item de resposta extensa apresenta descritores de níveis de desempenho que integram os parâmetros: Tema e Tipologia, Coerência e Pertinência da Informação, Estrutura e Coesão, Morfologia e Sintaxe, Repertório Vocabular, Ortografia. Se o aluno não cumprir a extensão requerida, a classificação será sujeita a desvalorização.

 

MATERIAL

Como material de escrita, apenas pode ser usada caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino.

Não é permitida a consulta de dicionário.

Não é permitido o uso de corretor.

DURAÇÃO

A prova tem a duração de 90 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

domingo, 3 de janeiro de 2016